8 dicas rápidas para Marketing no Pinterest

Que o Pinterest é uma grande tendência e um ótimo aliado para inspirações, todos sabem. O que muita gente não sabe é que a rede tem se tornado uma das principais fontes geradoras de tráfego da internet para sites e lojas virtuais. Por isso, separei para você 8 dicas fáceis e rápidas para Marketing no Pinterest, para facilitar seu trabalho na rede, alavancar os acessos e de maneira prática, que qualquer um pode aplicar! 


SOOO COOL!!! Vinyl chalkboard wall calendar!! Must have!! Would be lovely in a home office!!
[Foto: The Paleo Mamma]

1. Descubra usuários interessantes

Procure pessoas que te inspirem, para que você encontre maneiras de inspirar outras pessoas. Você pode realizar buscas dentro do próprio site por categorias, seja no seu campo de atuação ou em áreas do seu interesse e do interesse do seu público (por exemplo: técnicas de DIY, papelaria, receitas baratas etc), para conhecer perfis interessantes para se conectar. Além de você adquirir muitas fontes de inspiração através dessa busca, você também conquistará novos seguidores. Essa é uma boa dica para você que ainda não possui muitos seguidores e que procura maneiras de se relacionar e expandir sua rede. 

2. Crie seu conteúdo no Pinterest

Responda você: O que é mais atrativo: uma foto exclusiva, que ninguém nunca repinou, com conteúdo totalmente novo e interessante ou uma foto que vários sites já utilizaram, e que você já viu mais de uma vez no feed? Com toda certeza, conteúdos exclusivos!  Assim como você, os outros usuários do Pinterest se interessam por conteúdos novos, que nunca viram e o Pinterest também valoriza isso. Crie você mesmo conteúdos para sua rede, e personalize-a de acordo com sua marca e identidade da empresa. Para criar os Pins, pense em seu público alvo, tenha ele sempre em mente. Idealize quais necessidades você pode ajudá-lo a suprir, como sua marca/empresa pode fazer diferença na vida das pessoas, conte do seu dia a dia, pine curiosidades, frases, bastidores etc. Priorizando sempre a qualidade.

3. Repine coisas interessantes

A gestão inteligente do Pinterest fará toda diferença nos resultados finais de acessos. Busque sempre conteúdos atrativos e interessantes para o seu público. Você pode usar a ferramenta "Explorar" para buscar o que tem sido publicado recentemente e selecionar por qualidade o que convém à sua rede. Priorize sempre qualidade da imagem em termos de resolução e conteúdo informativo. Pense duas ou mais vezes, antes de repinar uma imagem. Você também pode repinar conteúdos postados pelas pessoas que você segue, com materiais que sejam interessante para o seu público. Assim você demonstra para aqueles que você segue, que aprova seu conteúdo e gera relacionamento. Ao publicar materiais interessantes, seu público irá se familiarizar e fazer do seu Pinterest uma fonte de inspiração para eles.

4. Identifique sua localização

Quando você acrescenta um Pin, ele pede sua autorização para mostrar ou não sua localização. Se você ainda não utiliza essa função, comece já a utilizá-la. A identificação dos seus Pins, facilitará buscas por região. Por exemplo, se eu realizar uma busca no Google sobre "loja de móveis" estando em Belo Horizonte/Minas Gerais, ele me trará resultados de lojas que estejam próximas à minha região. Da mesma maneira, quem pesquisar "loja de móveis" residindo em João Pessoa/Paraíba, terá resultados de sua região. Dificilmente os resultados serão iguais para pesquisas em locais completamente distintos. Ou seja, identificar sua localização facilitará o trabalho de buscadores de te encontrarem através do Pinterest.

5. Crie relacionamentos

Nada mais lógico que desenvolver relacionamentos em Redes Sociais, não é? A grande questão é qual tipo de relacionamento você deseja desenvolver. Para incentivos, mostrar-se presente e cativar o público alvo da sua empresa, você pode trocar comentários de incentivo, agradecimento, elogios e inciar uma espécie de bate papo através dos comentários e também o chat particular da rede.

6. Entenda o que funciona para o seu público

Esteja sempre ligado no que as pessoas andam curtindo, comentando e até mesmo repinando dos seus painéis e site da sua empresa. Você pode se surpreender com os resultados que encontrar, mas é bastante importante realizar esse tipo de análise. Invista em assuntos pertinentes, que as pessoas procuram respostas e conversam sobre ele em seus painéis.

7. Esteja por dentro do que acontece

Fique sempre atento ao quadro "Notícias" que é onde você pode conferir os pins que seus seguidores curtiram, repinaram e comentaram. É através dessa ferramenta, que você desenvolve relacionamentos e consegue acompanhar o que as pessoas tem achado de seus painéis. Nesse novo formato do Pinterest, você também consegue acompanhar o que as pessoas que você segue andam fazendo: os pins recentes, quem estão seguindo e outras atividades.

8. Use da comodidade para realizar gestão  

Pode ser que você não tenha tanto tempo assim, para acrescentar mais uma rede social, em seu plano de marketing. Ou até mesmo esteja sofrendo por já ter acrescentado ao seu plano. Tenho uma boa notícia! O mais importante a se fazer antes de procurar ferramentas de automatização é desenvolver um planejamento para que você consiga gerir com qualidade e continuidade. E então, faça sua gestão pelo smartphone! Baixe a versão do aplicativo (disponível para Android e IOS) e faça seus acompanhamentos enquanto estiver na fila do banco, esperando algum evento começar, se estiver dentro de transporte público, ou qualquer espaço de tempo que possui ocioso.

Essas são apenas algumas sugestões que facilitarão seu trabalho no Pinterest, a partir de hoje. Se você ainda tem dúvidas sobre a rede, deixe seu comentário aqui em baixo e nos conte como podemos te ajudar!

Em breve teremos um curso específico sobre a rede. Se você tem interesse em conhecer mais sobre o Pinterest, ter dicas e estratégias para alavancar vendas através dele, envie um email para contato@closetinteligente.com.br para receber informações sobre o cronograma, datas e ficha de inscrição. 

Nenhum comentário:

Agenda

Tecnologia do Blogger.