O que é Análise de Coloração Pessoal

A Análise de Coloração Pessoal, também conhecida como Análise de Cores ou Técnica de Colorimetria é uma técnica investigativa que consiste em descobrir qual dentre alguns grupos seletos de cores melhor harmonizam com a pele que está sendo avaliada. Isso é possível pois a coloração de cada um nós ou seja, a cor da pele, possui uma combinação de cores naturais que resultam na cor de pele que vemos. E o objetivo da análise é descobrir quais são essas cores que compõe a Coloração Pessoal para então poder replica-las em roupas, acessórios, maquiagem e coloração dos cabelos. Após realizar a técnica de análise de coloração pessoal, descobrimos qual é a Cartela de Cores que a pessoa analisada possui e, com isso, podemos explorar essas cores selecionadas para realçar a beleza natural de cada um e explorar todos esses tons em roupas, maquiagem e cor dos cabelos. Essa técnica é uma excelente aliada para quem deseja fazer alguma mudança assertiva no visual e precisa de algumas orientações. Quero te contar mais sobre ela! Vem comigo?



Onde Começou

Os estudos sobre a coloração pessoal iniciaram em 1928, quando o Johanes Itten fez uma descoberta, relacionando as cores com os temperamentos. A partir de então, Robert Dorr (1905-1980) criou na década seguinte, o Color Key System (sistema de chaves de cor), que identificava as cores em duas classificações: quentes e frias. Esse sistema também serve para harmonizar cores entre si. Em 1942, Suzanne Caygill (1911-1994) realizou uma pesquisa identificando quatro categorias básicas, cada um com oito tons diferentes, totalizando 32 tons de pele. Ela chamou esse sistema de Color Harmony e deu às quatro categorias os nomes das estações. Um pouco mais tarde, Deborah Chase traz em seu livro “The medically based no nonsense beauty book (1975) observações sobre as substâncias presentes em nosso sangue, que formam a coloração pessoal.
Os estudos sobre a coloração pessoal iniciaram em 1928, quando o Johanes Itten
fez uma descoberta, relacionando as
cores com os temperamentos. A partir de então, Robert Dorr (1905
-
1980) criou na década seguinte, o Color Key
System (sistema de chaves de cor), que identificava as cores em duas classificações: quentes e frias
. Esse sis
tema
também serve para harmoniza
r cores entre si.
Em 1942, Suzanne Caygill (1911
-
1994) realizou uma pesquisa identificando quatro categorias b
ásicas, cada um com
oito tons diferentes, totalizando 32 tons de pele. Ela chamou esse sistema de Color Harmony e
deu às quatro
categorias os nomes das estações.
Um pouco mais tarde, Deborah Chase traz em seu livro “T
he medically based no nonsense beauty book
(1975)”
observações sobre as substâncias presentes em nosso sangue, que formam
a coloração pessoal

Método Sazonal Expandido dos 12 tons

O Método Sazonal Expandido dos 12 tons é um método atualizado e o que usamos aqui na Closet Inteligente. Nesse método trabalhamos com a base das temperaturas (quente e frio), contraste pessoal da coloração e o subtom. Após descobrir essas características da pessoa avaliada, é possível montar o quebra cabeças da coloração e conseguimos identificar em qual cartela de cores a pessoa se enquadra. Como o próprio nome sugere, temos 12 opções de cartelas. Baseado nas estações do ano e em suas características, as pessoas se enquadram entre Outono, Inverno, Primavera ou Verão. E dentro de cada uma dessas estações existem três níveis de intensidade.

Quem pode descobrir a minha cartela?

A análise é uma técnica de bastante seriedade e precisa ser aplicada por um profissional capacitado e responsável. Profissionais especialistas em colorações pessoais e Consultores de Imagem possuem esse conhecimento e são os profissionais indicados para realizar esse trabalho.

Como funciona

Existe uma ferramenta específica para essa análise, que é o Kit de Análise de Cores, um conjunto de tecidos com cores específicas selecionadas e pensadas para realizar a técnica de análise de coloração pessoal. O consultor aplica a análise utilizando essa ferramenta, colhendo informações e testando as cores em seu rosto (isolando outras cores - como a de roupas, cabelos tingidos, acessórios e etc.) e após descobrir a sua cartela pessoal, ele poderá te indicar através da cartela de cores (formatada) quais são as cores que mais se harmonizam com as suas cores naturais.


Qual o resultado

No Método Sazonal dos 12 Tons Expandido, o consultor deverá chegar em uma dessas cartelas pessoais e te fornecer um quadro de cores selecionadas. A formatação dessa cartela de cores poderá oscilar de acordo com o fabricante. O importante a ressaltar é que as cores selecionadas, representam tons que favorecem o seu visual naturalmente. É uma daquelas cores que quando você usa uma roupa com uma dessas cores, sente que nem precisa de tanta maquiagem porque o seu semblante ficou até melhor!


Para que serve

Após obter sua cartela de coloração pessoal você poderá usar as cores ao seu favor conscientemente. Qualquer nova compra ou mudança de visual, poderá ser pautada por ela e assim, você obtém economia de tempo, investimento e acúmulo de acertos. Suas compras serão mais estratégicas e menos compulsivas e você poderá usar disso para criar uma sensação planejada em seus looks. Se você deseja por exemplo, realçar alguma parte do seu corpo ou transmitir uma mensagem através da sua roupa, você poderá usar as cores para te auxiliar nesse processo.


Quero descobrir a minha cartela (e aprender como faz)

Como falamos mais acima, para descobrir a sua cartela de cores pessoal é preciso que você procure um profissional capacitado para isso. Nós podemos te ajudar! Deixe suas dúvidas aqui nos comentários ou entre em contato conosco. E para você que deseja aprender mais sobre essa técnica e quer se aprofundar nessa área de coloração pessoal, temos um curso específico para isso que pode te ajudar. Clique aqui para saber mais sobre o curso de análise coloração pessoal



Nenhum comentário:

Agenda

Tecnologia do Blogger.